• SS3 Tecnologia

Segurança da Informação: o que é e por que é tão importante



Desde quando a internet passou a ser acessível a quase todas as pessoas no mundo, a segurança da informação é fundamental para proteger informações sigilosas e dados importantes que ficam circulando nas redes da internet. Graças a internet que é possível efetuar compras online, movimentar em contas bancárias, entre muitas outras atividades com segurança, isso tudo apenas usando o computador ou o smartphone.


Entretanto, assim como a tecnologia vem evoluindo a cada dia, os golpistas também ficam encontrando meios para acessar essas contas e informações para cometer crimes. Isso ocorre por que eles encontram brechas em softwares e sistemas operacionais, e cometem crimes como o ransomware.


No ano de 2021 o ransoware foi o ataque criminoso em empresas mais comum. Isso faz com que a segurança da informação tenha uma batalha diária para combater esse tipo de crime e muitos outros que surgem a cada dia na rede online.


O que é Segurança da Informação?



A Segurança da Informação é responsável pela proteção de dados e informações sigilosas de pessoas e empresas nas redes online. É com ela que metodologias, mecanismos e regras, são criadas para dar segurança no tráfego de dados que ocorre entre uma empresa e o cliente, por exemplo, como também entre um usuário e um software.


Toda empresa possui em sua Tecnologia da Informação (TI) uma área que é destinada para fazer a segurança desses dados. É ela quem cria inúmeros protocolos para evitar que esses dados sejam acessados por criminosos, como também bloqueia sites e aplicativos, de forma interna, para evitar que os funcionários não comprometam a rede corporativa.


Esse é um setor que vive em constante evolução, todos os dias novas tecnologias são criadas e implementadas para que as operações online, estejam mais seguras, como é o caso das compras pela internet e as movimentações financeiras de qualquer natureza. Visto que os criminosos vivem explorando brechas para cometerem crimes virtuais. Entre os crimes destacamos controle total de um computador, roubos de dados bancários para se apossar do dinheiro das vítimas, entre outros.


A importância da Segurança da Informação no dia a dia



Você sabia que a Segurança da Informação também é muito importante, não só para empresas, mas para usuários também? Por mais que as lojas e sites tenham um protocolo próprio e muito rígido para proteger os seus dados é preciso que você tome muito cuidado com seus dados e a maneira com que os expõe no seu dia a dia.


Você precisa ter um antivírus potente para proteger seus dados no dia a dia e evitar acessar sites desconhecidos, pois eles podem conter vírus e contaminar seu sistema. Para evitar que haja invasão nas suas informações é importante ficar atento a alguns erros e não cometê-los, como:


Tirar fotos de seus documentos, cartões de crédito e depois compartilhar em aplicativos de mensagens, ou deixa-los na galeria do celular;


Evite informar seu CPF ou dados pessoais em brincadeiras, “principalmente para receber um PIX”;


Não instale softwares desconhecidos, principalmente fora das lojas oficiais, como Play Store ou App Store.


Fazendo isso você estará seguro.