• SS3 Tecnologia

Por que acessar sites com https?



Estamos vivendo em uma era, onde a internet lidera em todos os campos, principalmente para pesquisas e compras. Mas, nem sempre estamos seguros, pois os vírus estão presentes e podemos acessar um site e contaminar a nossa máquina. Por que acessar sites com https?


Veja a resposta dessa pergunta lendo o artigo abaixo.


O https é um indicativo de segurança com inúmeras camadas para proteger as informações que são transmitidas, pois o “S” que aparece no final da sigla significa “Seguro”. Esse é um protocolo que existe dede o ano de 1995, porém, existem muitos sites que ainda não o usam, o que facilita com que as informações possam vasar.


Segurança por trás dos sites com HTTPS


Segurança por trás dos sites com HTTPS

Você sabia que quando um site inicia com https, significa que toda informação transmitida está protegida com criptografia, pois só você e o site que está acessando podem interpretar a mesma. Veja bem, se um ciber criminoso estiver roubando as informações trafegadas, ele não conseguirá obter os conteúdos transmitidos.


Por outro lado, os sites com http, não protegem os dados, pois eles ficam expostos para outras pessoas lerem, e podem ser usados para situações criminosas, como por exemplo, os dados de cartões de crédito e senhas, que você insere para fazer compras.


Os sites originais sempre tem o https, o que garante a existência de um certificado digital que valida a identidade do endereço que você está usando. Já os sites falsos apresentam http, como por exemplo, você acessa “banco.com.br” e o seu equipamento infectado direciona a sua busca para http://banco.com.br (site falso), em vez de direcionar para https://banco.com.br (banco verdadeiro). Caso você insira seus dados no site falso, elas serão direcionadas para as mãos dos criminosos. Por isso, sempre verifique se o site possui https, antes de dar informações pessoais.


Dicas de segurança


Dicas de Segurança

Veja abaixo algumas dicas de segurança que você deverá tomar no seu dia a dia para evitar ser pego por algum site falso:


  • Quando o navegador mostrar a informação, logo no início do endereço do site “Não Seguro”, está informando que o site não é https, por isso não insira seus dados nesse site.


  • Fique sempre atento, pois se você estiver acessando um site que tiver https://bamco.com.br e tiver uma letra errada, ou com o zero em vez de o, esse site pode ter algo suspeito, mesmo que seja um endereço válido para o site original https://banco.com.br que é o original e enganar você.


  • Caso o site que você usa tem a opção de usar duplo fator de autenticação, ative. Uma vez que seus dados de acesso digitados sejam interceptados, não conseguirão efetivar o acesso.


Se você tomar todos os cuidados necessários estará quase que cem por cento protegido e evitará dores de cabeça futuras. Os criminosos se aproveitam da pressa das pessoas para efetuar compras e roubam seus dados.


Nunca tenha pressa, quando for efetuar uma compra pela internet, confira antes se o site é seguro, para então só depois, informar o CPF e senha do cartão. Dessa forma você estará protegido.