• SS3 Tecnologia

A importância de ter um planejamento estratégico de TI para 2022


Planejamento estratégico de TI para 2022

O ano de 2022 começou, e você já pensou no planejamento estratégico de TI da sua empresa? O mercado e o cenário atual trouxeram algumas mudanças para esse novo ano, e estar preparado para acompanhar essas tendências, garantirão novas oportunidades de crescimento tecnológico para sua empresa. Estar preparado para essas mudanças garantirá impactos positivos, podendo reduzir custos e até melhorar a experiência do consumidor.


A pandemia foi um grande marco para essa expansão, forçando o mundo a ser ainda mais tecnológico e digital. Diante disso, o setor de TI ganhou reconhecimento e passou a ser um grande aliado no crescimento corporativo das empresas. Sendo uma estratégia voltada para solucionar desafios, ela é capaz de implantar tecnologias capazes de aumentar a produtividade e a eficiência nas operações das empresas.


Quais os benefícios de ter um planejamento estratégico de TI


Benefícios de ter um planejamento estratégico de TI

Quando os objetivos da empresa são alinhados com o planejamento, é possível ter uma excelente redução de custos. A segurança de informações é outro ponto positivo de um planejamento de TI, pois ele é capaz de manter e assegurar informações, tanto da empresa, quanto de seus funcionários e clientes.


No mundo cibernético, ataque e ameaças são preocupantes para uma empresa, e ter um planejamento de como manter em segurança, as informações, torna sua empresa de confiança no mercado.

Integrar as equipes com plataformas e sistemas, é outro ponto positivo. Esses softwares ajudam a aumentar a produtividade, melhorando a experiência do colaborador com a empresa e os resultados pessoais de cada um.


Se você quer criar um planejamento estratégico de TI para sua empresa, é importante responder algumas perguntas básicas como: Se a empresa já possui um setor de TI atuante, se os usuários e clientes estão satisfeitos com o TI, se a equipe é qualificada e motivada o suficiente e quais as tecnologias que podem beneficiar oi afetar a minha empresa.


Esse questionário é importante para que a empresa tenha uma previsão de onde quer chegar, e assim, pontuar e traçar metas a curto, médio e longo prazo. Lembrando que todas essas decisões podem afetar diretamente o futuro da empresa, por isso, os objetivos precisam ser elaborados de maneira estratégica e eficiente.


A análise de mercado e o mapeamento de soluções são estratégias importantes que fazem parte do planejamento de TI, essas ações garantem que as metas e os objetivos traçados tenham o melhor desempenho. Ter uma equipe preparada para atender e solucionar qualquer problema ou demanda de TI é fundamental, e a melhor forma de ter esse serviço sem a necessidade da contratação de diversos profissionais é através da terceirização de TI.


Dessa forma é possível reduzir custos, ter o aproveitamento das plataformas e um serviço personalizado de acordo com a necessidade da empresa. Ou seja, vale a pena investir em um planejamento estratégico de TI para 2022, sua empresa pode alçar voos ainda maiores tento o suporte necessário de uma equipe preparada para esse mercado.