• SS3 Tecnologia

Conheça os 3 pilares da segurança da informação


3 pilares da segurança da informação

Toda empresa possui uma rede de computadores e neles contém informações importantes e dados pessoais que precisam ser muito bem protegidos para manter maior privacidade das informações. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a empresa que deixar de cumprir com os três pilares, que são: confidencialidade, integridade e disponibilidade, poderá sofrer inúmeras penalidades, as mais relevantes são: advertência, multa e a suspensão das atividades.


Para evitar que esses problemas ocorram com a sua empresa conheça os três pilares da segurança da informação.


Três pilares da segurança da informação


Como você já leu acima, toda empresa necessita cumprir com os três pilares da segurança de informação, certo? Mas, você sabe quais são eles e o que eles compreendem? Ainda não? Então veja abaixo cada um deles, e qual a importância de investir nos mesmos.


O que é segurança da informação?



A segurança da informação é um conjunto de medidas que age na proteção dos dados de uma empresa e ao mesmo tempo impede que esses dados vão parar nas mãos de pessoas que não estão autorizadas.

Por causa da pandemia, muitas pessoas tiveram que trabalhar de casa, como se diz “trabalho Home Office”, e isso fez com que muitos funcionários tivessem que acessar informações da empresa na sua casa, ou seja, fora da empresa.


Por isso a segurança da informação é tão necessária, ainda mais que o nosso país sofre ataques cibernéticos com muita frequência. Um exemplo, é a quantidade de ataques sofridos durante a pandemia, uma média de 35,5 milhões de ataques.


Importância de investir na segurança da informação


Investir na segurança da informação

A empresa trabalha com milhões de dados por ano, e não são apenas informações relacionadas à empresa, mas sobre os clientes também. São dados sigilosos, que se cair nas mãos de pessoas erradas pode causar muitos estragos.


Para muitos, se esses dados vazarem, não representam uma ameaça grande, mas se cair nas mãos de cibercriminosos, esses dados podem prejudicar a identidade e a segurança de centenas de pessoas.


Veja agora os três pilares da informação e como eles podem ajudar na sua empresa.


Confidencialidade


A confidencialidade está liga a segurança das informações, ou seja, ela garante que os dados da empresa não sejam espalhados e nem estejam disponíveis a qualquer tipo de processo ou entidade, sem que seja autorizado.


Para que a confidencialidade seja garantida a empresa necessita ter mais cuidados e adotar medidas preventivas, como, por exemplo:

  • Somente pessoas autorizadas poderão ter acesso às informações;

  • A equipe deve ser conscientizada que não deve violar as regras de segurança da empresa;

  • Proteger os computadores de vírus e ciberataques.


Integridade


A integridade condiz com a precisão da preservação, ou seja, ela garante que nenhuma interferência que venha de fora poderá corromper os dados da empresa.


Para que a integridade das informações de uma empresa aumente é necessário fortalecer a infraestrutura da proteção dos dados, da seguinte forma:

  • Os colaboradores terão controle de acesso;

  • Definir permissões de arquivos;

  • Fazer serviços de backups para salvar os dados e poder recuperá-los sempre que for necessário.


Disponibilidade


A disponibilidade está associada ao acesso dos dados e sistemas da empresa, ou seja, a capacidade das pessoas ligadas ao sistema diretivo de terem acesso às informações a qualquer instante.


A maneira mais rápida e eficaz de reforçar a disponibilidade é através da contratação de serviços de proteção e segurança que atuem com tecnologias modernas e que sejam compatíveis com os hardwares da empresa.


Importância de ter um serviço de proteção e backup


backup

A partir do momento que a empresa faz backup de seus dados, com frequência, permite maior segurança, no caso de um ciberataque, pois vai estar com todas as informações salvas e poderá recuperar tudo de novo, sem precisar sofrer grandes prejuízos.


Hoje em dia é muito comum que os computadores sofram panes, que sejam corrompidos por malwares, e até que estraguem mesmo, sem ter como consertar. Contando com um excelente serviço de segurança que atente aos três pilares, sua empresa estará totalmente segura e sem perigo.


Não deixe de conferir os serviços da SS3 Tecnologia, pois ela é uma excelente empresa que atua com o que há de melhor em tecnologia para atender a todas as necessidades dos seus clientes, ainda mais quando o assunto é segurança da informação.