• SS3 Tecnologia

Hábitos Digitais e Segurança!



Quem trabalha com a internet sabe de todos os riscos que corre certo? Um deles está ligado diretamente aos nossos hábitos digitais. Entre eles destacamos as senhas que criamos e até mesmo os antivírus que instalamos. De acordo com uma pesquisa efetuada pela NordVPN, percebeu-se que cerca de 80% dos brasileiros estão criando senhas fortes. Porém, em um ranking analisando outros hábitos digitais, o brasileiro aplica em média cerca de 33% das boas práticas, o que é considerado muito pouco para se proteger.


Maus hábitos digitais



É muito comum às pessoas usarem uma mesma senha para vários aplicativos, o que é um grande erro. De nada adianta ter senhas seguras e mais complexas, se tem as senhas salvas em um documento aberto ou digitadas no seu e-mail. Caso necessite passar a senha para alguém, prefira por telefone, se não for possível, ao enviar a senha por e-mail e a pessoa confirmar que a recebeu, logo em seguida mude para não ter problemas.


A maioria das pessoas envia os dados completos do cartão de crédito para a efetivação de alguma compra. Cuidado também! Se realmente for necessário, priorize usar cartões digitais onde o CVV expira periodicamente. Ou envie uma parte dos dados por um canal e outra por outro. Por exemplo, os números pelo e-mail e o CVV pelo WhatsApp ou por uma ligação.


É muito importante ficar sempre atento aos e-mails recebidos. Desconfie de links recebidos sem solicitação. E aqui valide também para aplicativos de mensagens.


Pensando na privacidade das pessoas é interessante consultar nos serviços que você tem cadastro a área de configurações de privacidade. Muitos serviços permitem deixar seus dados menos expostos, mas pode ser que a configuração padrão esteja escancarando os mesmos.


Boas práticas digitais



Mantenha sempre os softwares atualizados. Quando falo, estou me referindo a todos os softwares, desde os sistemas do celular passando pelos aplicativos instalados no mesmo, até os programas instalados no seu computador. Você pode observar a frequência com que aparece um botão “Atualizar” em destaque no seu navegador? Caso apareça essa opção, você deverá atualizar rapidamente, pois você deverá estar em um alto risco de segurança.


Sempre tenha backup de seus dados. Por mais cauteloso que seja, você nunca estará 100% seguro. Desta forma, é importante ter a tranquilidade de não perder suas informações.


Gestão como prevenção



No caso dos ambientes corporativos, a aplicação de uma política de gestão dos dispositivos centralizada, diminui os riscos e aumenta a aplicação de boas práticas de segurança de forma centralizada, sem que cada um tenha que atuar de forma individualizada.