• SS3 Tecnologia

Golpes no WhatsApp: Como aumentar a segurança do aplicativo?


Golpes no whatsapp

Desde a sua criação no ano de 2009, o WhatsApp se tornou a ferramenta de comunicação mais usada no mundo. O aplicativo é usado para chamadas de voz e de vídeo e ainda tem o WhatsApp Business que foi criado para empresas e também possui a versão tradicional que é usado para pessoa física.


O aplicativo é fácil de ser usado, porém, não está livre de golpes no WhatsApp.


O WhatsApp é uma ferramenta muito vulnerável e está sujeita a golpes e a fraudes, por isso é muito importante ficar atento durante o uso e tomar certos cuidados e evitar que ocorram problemas.


Você sabe como fazer para proteger a sua conta de WhatsApp contra golpes e fraudes?


Aqui no artigo você vai saber quais são os golpes mais comuns e como poderá se proteger deles.


WhatsApp em tempos de coronavírus: como o aplicativo foi usado para enganar as pessoas.


Whatsapp para enganar pessoas

Os criminosos são muito ágeis e estrategistas, usam da fragilidade das pessoas para dar golpes. No ano de 2020, quando o coronavírus foi anunciado às pessoas, houve uma preocupação muito grande por conta da contaminação e dos perigos que ela oferece. Por conta dessa fragilidade e preocupação das pessoas, os golpistas de aproveitaram e começaram a usar a rede social para aplicar golpes em nome da Covid-19, Auxílio Emergencial, entre muitos outros.


Você sabia que mais de cinco milhões de brasileiros sofreram golpes pelo WhatsApp no ano de 2020, com clonagem? Essa foi uma pesquisa feita pela startup brasileira que cria app para a categoria ferramentas para celulares, a PSafe. Além disso, ainda tem os usuários que clicaram em sites duvidosos e compartilharam fake News.


Apesar de estar a todo instante buscando maior segurança para os usuários, o WhatsApp está sempre modificando a sua política de privacidade com o objetivo de proporcionar maior proteção para os usuários.


Contudo, com todos os cuidados de proteção e as mudanças nas politicas de privacidade o WhatsApp não deixa de ser vitima de golpes. Esses golpes dependem muito da maneira que é usada a ferramenta.


Golpes mais usados no WhatsApp


Os golpes mais usados no WhatsApp você vai conhecer agora para ficar atento quando usar o aplicativo. Confira quais são eles:


WhatsApp clonado


Whatsapp clonado

Nesse golpe o criminoso se diz ser de uma empresa muito conhecida, depois envia uma mensagem ao usuário referindo-se a um possível erro de compra e reclamação, depois pede que seja enviado o código de verificação do WhatsApp através de mensagem de SMS.


Assim que o criminoso consegue o código de verificação, ele passa a ter acesso a sua rede de amigos e informações do WhatsApp.


Contas Falsas


Whatsapp contas falsas

Esse golpe consiste no roubo dos dados e a criação de uma nova conta de WhatsApp. Logo em seguida o golpista entra em contato com os seus familiares, diz que é você e que teve que trocar de número e está precisando de dinheiro. As pessoas nem suspeitam do golpe e muitas enviam dinheiro.


Aplicativo Espião


Aplicativo espião Whatsapp

Nesse golpe é enviado ao usuário um link com malware, que da a impressão de ser confiável e, sem que saiba, é instalado um aplicativo espião no celular da vítima, que fica por dentro de todas as senhas, inclusive de bancos, e de todas as conversas do aplicativo.


Fake News


Whatsapp fake news

As fake News espalhadas também são usadas para dar golpes no WhatsApp. O criminoso envia um vírus no link das fake News que ao clicar nesse link poderá infectar o celular e até enviar o vírus para outros celulares.


Links maliciosos


Whatsapp links maliciosos

Nesse golpe é enviado um link malicioso que chama a atenção do usuário, ao clicar no link o usuário se torna vulnerável ao golpista que rouba os dados pessoais e envia anúncios de forma automática para os contatos da vítima para lucrar com publicidade.


No ano passado esse golpe chamou muito a atenção, pois ele era usado para fornecer informações falsas sobre o Auxílio Emergencial e sobre a distribuição do álcool em gel, como atrativo para aplicar os golpes pelo WhatsApp.


6 estratégias para evitar golpes no WhatsApp


6 dicas para evitar golpes no whatsapp

A SS3 Tecnologia disponibiliza algumas dicas para deixar seu WhatsApp mais seguro e se proteger de ataques.


1ª – Ative o duplo fator de autenticação do WhatsApp


O duplo fator de autenticação é muito importante, pois com ele ativado, só o dono da conta tem acesso a ela, mesmo que outra pessoa saiba qual é a senha do proprietário da conta. Desde o momento que essa funcionalidade do WhatsApp for ativada, mesmo que a conta seja aberta em outro celular será necessário informar um PIN de 6 dígitos.


2ª – Evite clicar em links desconhecidos


É importante prestar mais atenção em links desconhecidos e não clicar neles, pois dessa forma você vai estar se protegendo contra golpes. Sempre que algum conhecido enviar um link, pergunte se é seguro antes de clicar nele.


3ª – Não forneça informações pessoais a desconhecidos


Se você inicia uma conversa com alguém desconhecido e essa pessoa pedir o seu CPF, RG e o seu endereço, não informe, principalmente se essa pessoa for desconhecida, mesmo que seja um vendedor ou cliente. Não dá para ter certeza de que a pessoa que está do outro lado da tela é quem realmente diz ser.


4ª – Não de atenção a correntes


As correntes geralmente são golpes, pois mensagens assim, podem conter vírus, fake news e até links maliciosos infectando seu celular.


5ª – Não baixe arquivos desconhecidos


Se você receber um arquivo de mensagem no WhatsApp contendo um link desconhecido, não abra, procure ter mais informações da pessoa que enviou o link. Não baixe, uma vez que a curiosidade faz com que as pessoas se arrisquem e acabem baixando o arquivo e comprometa sua segurança.


6ª – Não compartilhe o código do WhatsApp enviado por SMS


Quando uma conta com o seu número de telefone será encaminhada uma mensagem via SMS pelo WhatsApp, não compartilhe esse número com ninguém, ou poderá perder o seu número de celular.

Mesmo tomando todas essas precauções você ainda tem dúvidas sobre os golpes no WhatsApp a SS3 Tecnologia poderá ajudar você a se proteger.