• SS3 Tecnologia

Gestão de TI: qual é o seu papel nas empresas?



Com a constante transformação digital que o mundo está passando, as empresas também precisaram modernizar a forma como produzem, comercializam e mantêm relações com o seu público alvo. Tendo isso em mente, a gestão de TI passou a ganhar muita visibilidade, por ser um dos principais e mais importantes nichos do mercado moderno.


Se você ainda não conta com um setor de gestão de tecnologia da informação dentro da sua empresa, não deixe de ler esse texto, pois iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre gestão de TI, sua relevância dentro de um negócio e as vantagens que ele agrega em qualquer que seja o negócio.


O que é gestão de TI?


O que é gestão de TI?

Gestão de Tecnologia da Informação, ou gestão de TI, como é mais comumente conhecido, é um setor encarregado de fazer a administração dos recursos tecnológicos utilizados no tratamento das informações de qualquer tipo de instituição ou empresa.


Dentro das atribuições deste departamento encontram-se a coleta, seleção, retenção, tratamento, análise, comparação e compartilhamento de dados para, posteriormente, realizar a sua conversão para informações que serão úteis para ter como base, no momento em que a empresa for realizar mudanças e tomar decisões.


De maneira prática, a responsabilidade desse departamento é analisar as informações acerca da empresa, desenvolver e propor projetos que façam sentido, de acordo com o setor de atuação da empresa, utilizando como meio, os recursos tecnológicos que estão à disposição.


Ao contrário do que está no imaginário de muitas pessoas, o setor de gestão de TI não é responsável apenas pelo tratamento de computadores, mas também por realizar uma gestão dos colaboradores que trabalham em colaboração com o departamento.


Além disso, também é o setor que terá uma visão estruturada e coerente acerca de toda a empresa, idealizando e planejando formas de tornar todos os processos internos e externos o mais funcional, eficiente e simplificado possível.


Atividades da gestão de TI


Atividades da gestão de TI

O departamento de gestão de TI possui três eixos principais: as pessoas, os processos e a tecnologia. As pessoas são o público final, mas também são um elemento fundamental para o tratamento da informação, enquanto a tecnologia é responsável por dar sustentação e apoio aos processos, que, por sua vez, estruturam todo o campo da tecnologia da informação.


A atuação do setor de gestão da tecnologia da informação tem como objetivo viabilizar e incentivar transformações digitais dentro da instituição, além de aprimorar o desempenho dos serviços realizados e assegurar a satisfação dos clientes.


As principais atividades desenvolvidas pelo setor de tecnologia da informação dentro de uma empresa é a gestão da equipe de TI, o nivelamento do uso da tecnologia com as metas de estratégia da empresa, o gerenciamento do banco de dados, o controle dos serviços de sistemas operacionais, o estabelecimento das normas para utilização dos sistemas, o suporte a todos os processos da empresa, a administração dos fatores de risco de dentro do próprio setor e a administração das infraestruturas gerais das partes informatizadas da empresa.


Importância da gestão de TI


Importância da gestão de TI

O setor de gestão de tecnologia da informação é extremamente importante e relevante dentro de uma empresa, e cada vez se mostra mais essencial, pois ele é responsável por analisar demandas dos usuários e clientes, gerar dados a partir disso, encaminhar esses dados para setores interessados, viabilizar uma comunicação interna mais eficiente, entre diversos outros fatores.


Por fim, todos esses processos contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento da empresa, além de favorecer na redução de custos e, portanto, tornando a empresa mais competitiva perante o mercado em que ela está inserida.


É muito importante ressaltar que a revolução digital vem revolucionando o mercado nas últimas décadas. Ela é responsável por permitir que novos horizontes fossem explorados, além de criar um mercado muito mais humanizado, tendo como base as necessidades dos clientes.


Certamente não podemos também esquecer que a tecnologia trouxe consigo um aumento na competitividade, exigindo que o mercado esteja em constante transformação e evolução, a fim de não se tornar ultrapassado, diante da concorrência. Portanto o investimento em setores como o de gestão de TI mostra-se cada vez mais indispensável.


Tendo isso em vista, a gestão de tecnologia da informação é essencial para qualquer empresa que deseja crescer e se desenvolver, tendo um bom funcionamento interno e serviços de qualidade, que estejam de acordo com a demanda do mercado e do seu público alvo.


Vantagens que o setor de gestão de TI oferece


Vantagens de uma gestão de TI

A gestão de tecnologia da informação proporciona diversas vantagens e até mesmo uma total revolução dentro de uma empresa, como já citamos ao longo do texto. Conheça as principais vantagens a seguir:


  • Maior disponibilidade dos serviços oferecidos

  • Aumento na produtividade

  • Redução de custos

  • Segurança dos dados da empresa

  • Revolução na comunicação interna da empresa

  • Maior satisfação dos clientes

  • Aumento na possibilidade de ser assertiva na tomada de decisões

  • Resulta em respostas expressivas

  • Auxilia na integração dos diferentes departamentos


A SS3 e gestão de TI


SS3 Tecnologia Gestão de TI

A SS3 é um grupo empresarial jovem e totalmente aplicado na missão de oferecer um serviço de gestão de TI revolucionário para a sua empresa. A atuação do grupo visa oferecer as melhores soluções em gestão de tecnologia da informação para o seu negócio, desenvolvendo projetos pensados do zero, através dos dados coletados a partir da sua empresa e das necessidades do seu cliente.


Além disso, a SS3 Tecnologia oferece consultoria especializada, visando oferecer um serviço que além de gerar lucros, mude a maneira como a sua empresa se relaciona com o mercado e com os clientes, proporcionando uma total mudança tanto nas relações internas, quanto nas relações externas, através do desenvolvimento de projetos de implantação e suporte de infraestrutura, consultorias especializadas, desenvolvimento de sistemas, e muito mais.


Se você leu esse texto até o final, certamente já conseguiu compreender a importância e relevância de adotar um setor de gestão de tecnologia da informação na sua empresa, não é mesmo? Não perca mais tempo, não fique para trás, pois o mercado não espera e certamente você só tem a ganhar com esse investimento.