• SS3 Tecnologia

Firewall UTM ou NGFW? Conheça as diferenças e saiba qual o melhor!



Ter Segurança em seus dados é o que toda empresas de TI deseja, no entanto, escolher os melhores recursos nem sempre é fácil. Com tantas soluções, pode ser uma tarefa muito difícil fazer essa escolha e ter certeza de que a decisão tomada foi a certa. Veja aqui nesse post as informações necessárias sobre duas soluções importantes disponíveis no mercado digital Firewall UTM e Firewall NGFW.


Se você ainda não conhece, o Firewall surgiu por volta dos anos 80 e até hoje é muito eficaz no controle de tráfego da rede empresarial. Com o passar dos anos essa solução sofreu inúmeras mudanças se modernizando e atualmente está disponível nas seguintes opções de Firewall UTM e NGFW.


Veja as diferenças entre as duas opções e como pode ser feita a melhor escolha. Confira!


Por que usar o Firewall é importante?



Um Firewall é uma barreira de proteção que serve para selecionar todo fluxo de dados entre a rede de dispositivos e a internet. O Firewall tem a capacidade de bloquear conteúdos maliciosos que querem atacar o sistema operacional de um dispositivo.


Sendo assim, o Firewall é a primeira defesa contra uma invasão ou infecção de um dispositivo, e a última, em caso de vazamento de dados. Além disso, quando usada em redes corporativas, a equipe de TI ganha uma ferramenta de controle a mais, porque é possível acompanhar em tempo real o tráfego de dados.


O que é Firewall UTM?



Firewall UTM, a sigla UTM é a abreviatura de Unified Threat Management — que em português, quer dizer gerenciamento unificado de Ameaças. Como o próprio nome já diz, o Firewall UTM é um software robusto que reúne uma grande quantidade de recursos em um único lugar.


Quanto mais ameaças digitais surgiram, ficou mais que evidente que a necessidade de um Firewall com recursos mais avançados, que vão além do controle do fluxo de dados entre os dispositivos e a internet. Firewall surge como um gerenciador que reúne soluções como antivírus, VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual), inspeção profunda de pacote (DPI), proxyweb e filtragem Stateful. De acordo com o fornecedor, o Firewall pode oferecer um número maior ou menor de soluções.


O que é Firewall NGFW?



O Firewall NGFW, é uma complementação, para resolver algumas inadequações que possuem no UTM. A sigla NGFW significa Next Generation Firewall — na tradução em português, Firewall de Próxima Geração. O próprio nome sugere que a ferramenta é uma evolução das versões anteriores de Firewall.


O Firewall NGFW possui duas particularidades, ou seja, ele possui um número reduzido de soluções, como controle de aplicação e a solução de inspeção profunda de pacotes (DPI). Nesse caso, as aplicações complementares, oferecidas no UTM, devem ser adotadas com outro fornecedor.


A outra particularidade do NGFW vem justamente das ações do controle de aplicação e da inspeção profunda de pacotes (DPI). Com essas soluções, a empresa que adota o Firewall NGFW pode focar em criar uma política de controle de acesso e fluxo de dados, além de garantir a segurança das informações da rede.


Quais são as diferenças?



Existem pessoas que acham que não existe diferença real na aplicação do Firewall UTM e NGFW. No entanto, vimos que existe a diferença no número de funcionalidades oferecidas em cada tipo de Firewall. Além disso, por conta das particularidades de cada um, o UTM e NGFW acabam por ser mais úteis para empresas diferentes.