• SS3 Tecnologia

Entenda o Metaverso e como ele pode impactar sua empresa.



Nas últimas décadas o mundo digital cresceu de forma abrangente, seja em âmbito de novas descobertas ou pela acessibilidade desses recursos novos. E mais recentemente o Metaverso promete mudar a maneira drástica a forma como o público navega.


Caso você acompanhe as notícias sobre o Facebook, deve ter visto que a empresa está com novidade, foi rebatizada para “Meta”, uma forma de mostrar que inúmeras mudanças estão sendo previstas para os próximos anos. É importante saber como esse novo ambiente funciona e de que maneira ele pode afetar o seu negócio e saber como poderá aproveitar essa oportunidade.


Veja abaixo o que é o metaverso, o que ele deve trazer de mudanças para sua empresa e quais benefícios que ele trará.


O que é o Metaverso?



Apesar de ter sido popularizado recentemente, ele não é um conceito novo. Basicamente, ele diz respeito à criação de um universo virtual, o qual reproduz um ambiente real e inclui um avatar que o usuário pode usar para interagir com esse mundo.


Esse conceito teve suas primeiras versões no mundo dos games, principalmente, com títulos como Second Life. Nesse jogo, você cria uma versão de si que pode interagir livremente dentro do mundo virtual, explorando, manipulando objetos e conversando com outros jogadores pela internet.


De acordo com o relatório Into the Meta Verse, esse novo ambiente pode se manifestar de quatro formas.


MetaBusiness


Esse é o ambiente de trabalho virtual, ou seja, um escritório que existe dentro do metaverso e o qual todos podem comparecer através da internet. Aqui, tanto as relações de trabalho quanto as negociações ocorrem dentro do ambiente virtual, por meio de avatares ou hologramas.


MetaLife


É o grande mercado de produtos e bens digitais. Pense, por exemplo, nas NFTs (Non-Fungeble Tokens), que podem ser vendidas como itens únicos, em vez de cópias digitais de algum programa ou arquivo.


MetaSocieties


Aqui, formam-se as comunidades virtuais em torno de diferentes aspectos. É um tipo de interação já muito presente nas redes sociais, mas que deve se tornar mais intenso com a chegada do metaverso.


MetaSpaces


Ambientes virtuais, que podem tanto ser espaços originais quanto reproduções de ambientes reais, incluindo pontos turísticos. Isso amplia as possibilidades de interação, além de criar um ambiente ideal para explorar possibilidades arquitetônicas que seriam impossíveis na realidade.


Quais as vantagens de utilizar o metaverso?



O metaverso oferece inúmeras vantagens para as empresas crescerem, para tanto é necessário saber utilizar os benefícios e tudo que ela oferece. Veja alguns dos benefícios abaixo:


Experiências imersivas: Um aspecto do metaverso que será muito importante para as empresas é a possibilidade de oferecer uma experiência de compra muito mais imersiva para o seu público. Imagine que você possui uma loja digital que pode ser acessada por realidade virtual. Dentro desse ambiente, seus produtos estão visíveis para o público e podem ser manipulados e testados com mais clareza.


Nova modalidade de produtos: Outra coisa que deve surgir com o a maior adesão ao metaverso é o aumento pela demanda de certos produtos, assim como a criação de novas modalidades de produtos. As NFTs são um bom exemplo, pois permitem a criação de unidades únicas dentro de um ambiente virtual.


Maior presença na vida dos consumidores: Da mesma forma que a TV e as redes sociais mudaram a forma como o público se relaciona com as marcas em suas respectivas épocas, o metaverso também deve criar novas oportunidades para alcançar o seu público-alvo. Isso inclui uma maior presença e visibilidade em seu dia a dia.