• SS3 Tecnologia

Como proteger seus dispositivos móveis?


A tecnologia, sem dúvidas, é uma das áreas que mais tem tido progresso nas últimas décadas. Sendo uma das consequências da pandemia o trabalho em home Office os smartphones e laptops tornaram-se também nossas ferramentas de trabalho. Portanto, para que o uso destes dispositivos não coloque em risco seus dados pessoais e os de sua empresa, é imprescindível protege-los.


Aqui vão algumas dicas para proteger seus dispositivos:


Verifique e defina as configurações de privacidade do aplicativo.


Configurações de privacidade

Independente do aplicativo, ele sempre fornecera configurações de privacidade para seu usuário. Portanto, no momento de determinar o que compartilhar e armazenar escolha a menor quantidade de dados possível. Caso você tenha concordado acidentalmente em compartilhar seus dados com o App, é possível gerenciar opções de permissão para um aplicativo específico.


Ative a localização remota e a limpeza do dispositivo.


Localização Remota

É interessante ativar a opção de localização remota para o caso de perda ou furto do seu dispositivo. Afinal, os aplicativos de rastreamento podem dizer exatamente onde o seu telefone está. Também permitem que você limpe suas informações ou até mesmo bloqueie seu dispositivo para que ninguém consiga ter acesso a ele. Então, se o seu smartphone acabar caindo nas mãos erradas, você pode pelo menos certificar-se de que não obterão suas informações.


Bloqueie seu celular


Coloque senhas no seu celular

As vezes basta um pequeno descuido para que nosso aparelho caia nas mãos de outra pessoa, por isso é importante aderir a utilização de uma senha para desbloquear seu celular. Quando seu dispositivo está bloqueado, um ladrão deve quebrar sua senha antes de obter acesso aos seus aplicativos ou informações pessoais. Por tanto, é uma proteção a mais, permitindo que você ganhe tempo para bloquear seus dados através de outro dispositivo.

Não se esqueça de fazer backup dos dados do seu dispositivo


Fazer backup

Outra estratégia para proteger seus dados é fazendo o backup, que é uma cópia de segurança dos dados armazenados no dispositivo. Essa cópia pode ser facilmente movida para outro dispositivo, quando necessário, evitando que você perca seus arquivos por problemas técnicos ou apagando de forma acidental.


Desative o Bluetooth quando não estiver usando


Desativar o bluetooth

A tecnologia Bluetooth ofereceu conveniências incríveis para o mundo móvel. Porém abriu a porta para outras vulnerabilidades. Contudo, a maioria das ameaças que

exploram a conectividade Bluetooth depende da conexão Bluetooth ativa e, embora não sejam tipicamente devastadoras ou perigosas, são certamente inconvenientes e podem ser sérias.


Felizmente, os ataques de Bluetooth dependem do processo de solicitação, o qual você permite ou não se conectar com um dispositivo. Portanto, independentemente dos recursos de segurança do seu dispositivo, a única maneira de impedir completamente que invasores explorem esse processo de solicitação é desligar a função Bluetooth do seu dispositivo quando você não estiver usando. Ou seja, não o coloque em modo invisível ou indetectável, mas desligue-o completamente. Afinal, há aplicativos ruins que podem ligar seu dispositivo novamente.


Obtenha proteção antivírus ou antimalware para seus dispositivos móveis


Antivírus para celular

Malware é um termo genérico para qualquer software maligno criado especificamente para infectar e prejudicar o sistema host ou seu usuário. Um vírus de computador é apenas um tipo de malware. Ambos são extremamente perigosos ao seu dispositivo. Embora, muitos consumidores ainda negligenciem a importância de proteger os dispositivos móveis do número crescente de programas de malware que afetam todos os tipos de dispositivos.


Habilite a biometria seu dispositivo


Ative a biometria do seu dispositivo

Atualmente, as fabricantes de celulares têm investido em diferentes tipos de segurança biométrica, como reconhecimento facial e leitura de íris, além das formas tradicionais de digitar as senhas. A biometria é um método seguro e muito prático, esse método aplica métricas a características biológicas, ou seja, usar atributos do corpo humano, como digitais e íris, para criar padrões de segurança. Essa identificação ajuda a manter dados sigilosos protegidos.